"...coisa boa é Deus quem dá, besteira é a gente que faz."

Apesar do título um tanto quanto sugestivo, não é nada disso que vocês estão pensando (que medo do que vocês possam pensar... .-.).
Eu voltei pra casa hoje ouvindo essa música [Conta outra- Maria Rita] e vi que tem realmente muito sentido com um assunto que eu já estava pensando fazia um tempo.

"Somos escravos das leis para podermos ser livres" - Marco Túlio Cícero.
Permita-me ligar os pontos, porque até agora só joguei um monte de palavras nessa farofada toda. Deus deu-nos o Livre Arbítrio, certo? Certo. Somos julgados a partir dos atos que julgamos corretos ou não, certo? Nem tanto... Não somos nós que estabelecemos nosso "padrão" de julgamento. Não cabe a nós, reles humanos medíocres (no sentido de mediano, por favor. Não venham me processar depois u.ú), decidir o que é certo ou o que é errado! "Mas por que? Só porque eu não sou da elite, não posso decidir o que fazer da minha vida?" Na minha opinião, não se trata disso.
As leis e normas de como se comportar diante da sociedade foram criadas a tempos atrás, e simplesmente duram até hoje! Se temos liberdade, é só na teoria, porque na prática somos extremamente limitados e guiados pelas regras, nos preocupando com as satisfações que devemos dar perante o olhar crítico dos outros;
E por que não mudar tudo isso? Refazer as regras, nos libertar totalmente?
Liberdade implica em responsabilidade, ninguém quer isso. Afinal, nos colocar no lugar de vítimas nos parece mais cômodo, e vantajoso. Isso que move a sociedade, os seus atos são de acordo com a conveniência da situação!

2 ideais.:

nanda disse...

lembrei de uma coisa que meu professor de filosofia me falou na sexta série: " a nossa liberdade acaba quando a do próximo começa" seja qual for a lei, todas elas se resumem nisso ( ou pelo menos deveriam né? ) shuaiiaihso' isso resumiria tudo :/ enfim.. ^^' beeeijos :*

joker, ju. disse...

há controvérsias !
se NÓS nos preocupamos com o que os outros pensam e agimos de forma não-livre, é por que temos a liberdade de pensar assim.
trata-se de mudar uma visão de nações e nações para que mudemos o mundo.
é bem complexo esse assunto, poderia passar dias falando dele ;)
mas o post tá legal, sis :*

Postar um comentário